UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 14h13

Petraeus esclarece posição sobre data da retirada americana do Afeganistão

WASHINGTON, 25 Ago 2010 (AFP) -O comandante das forças internacionais no Afeganistão, general David Petraeus, esclareceu suas declarações sobre a data de retirada das tropas do país em uma entrevista divulgada nesta quarta-feira pela Fox News, explicando que julho de 2011 marcará o início de um "processo".

O secretário americano de Defesa, Robert Gates, havia reiterado em meados de agosto que a data de julho de 2011 para um início de retirada das tropas do Afeganistão estava gravada em mármore, no dia seguinte às declarações do general Petraeus concedidas à televisão, indicando que não a considerava "obrigatória".

"A mensagem que queremos passar falando de julho de 2011 não significa que vamos para a saída e que apagaremos a luz ao passar pela porta. Não se trata de um êxodo, trata-se na realidade de uma mensagem de urgência", indicou o general Petraeus à Fox.

"Trata-se de dizer claramente que em julho de 2011, um processo vai ser iniciado. E o ritmo desse processo será determinado pelas condições no terreno" e pelo ritmo da transição do poder entre as forças da coalizão e as forças afegãs, disse.

Ao ser consultado sobre se os Estados Unidos negociam com os talibãs, ele respondeu que as discussões estavam "sob a responsabilidade total dos afegãos". Mas, acrescentou, "os Estados Unidos têm se mantido amplamente informados". Se as condições estabelecidas pelo presidente afegão Hamid Karzai para a reconciliação com os talibãs forem respeitadas, disse ele, mencionando "o respeito à Constituição, a deposição das armas, o corte das ligações com a Al-Qaeda e a participação da sociedade civil", então, "não vejo por que não apoiarmos a reconciliação".

"No Iraque, nos sentamos à mesma mesa com pessoas que tinham sangue nas mãos (...) É o que acontece com todas as insurreições quando elas chegam aos seus últimos estágios", ressaltou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host