UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 11h26

Richard Branson desiste de cruzar o canal da Mancha de kitesurf

LONDRES, 23 Ago 2010 (AFP) -O multimilionário britânico Richard Branson desistiu nesta quarta-feira de cruzar o canal da Mancha, que separa o Reino Unido da França, de kitesurf para comemorar seu aniversário de 60 anos, depois de uma segunda tentativa fracassada, desta vez por falta de vento, segundo o porta-voz da Virgin, o império fundado por Branson, em Dungeness (sudeste da Inglaterra), a localidade escolhida para iniciar a travessia.

"Todos entendem que não se pode fazer nada em relação ao vento. O Richard vai levar todo mundo para um pub", acrescentou.

O empresário aventureiro já teve que desistir em uma primeira tentativa na terça, depois de ter coberto oito dos 39 km que separam Dungeness e o município francês de Boulogne-sur-Mer (noroeste), nessa ocasião por causa das fortes ondas que obrigaram as lanchas de apoio e de salvamento a dar meia volta.

Branson esperava celebrar com este novo golpe publicitário seus 60 anos completados em 18 de julho e bater, de quebra, dois recordes mundiais: converter-se no homem mais velho a cruzar o canal num kitesurf e estabelecer uma nova marca de velocidade da travessia em equipe, junto com seus dois filhos, Holly e Sam, e outros familiares e amigos.

A respeito de uma nova tentativa, o porta-voz indicou que não ocorrerá num futuro imediato, embora a aventura não tenha sido descartada.

Apesar de seu sucesso nos negócios, esta não é a primeira façanha do multimilionário britânico, um aficionado dos esportes de aventura.

"O kitesurf é um dos meus esportes favoritos", explicou o fundador do império Virgin em sua página na internet.

"Adoro a adrenalina que sinto quando vou a toda velocidade, com o vento forte. Não consigo pensar em nada mais que eu queira fazer, com minha família e amigos, para celebrar meus 60 anos", declarou.

Há dois anos, ele bateu o recorde de travessia do Atlântico, acompanhado de alguns dos melhores navegadores do mundo, mas teve que renunciar depois que seu veleiro foi danificado por uma violenta tempestade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host