UOL Notícias Notícias
 
26/08/2010 - 23h40

Chile exibe imagens de mineiros com moral alto

copiapo, Chile, 26 Ago 2010 (AFP) -A TV chilena exibiu nesta quinta-feira imagens dos 33 mineiros presos em uma mina a 700 metros sob a terra, onde aparecem organizados e com o moral alto.

As imagens mostram oito mineiros - todos sem camisa - enquanto um membro do grupo, que não se identifica, descreve a situação.

"Aqui temos tudo bem organizado... álcool, remédios, desodorantes, pasta de dentes...".

"Aqui é como um cassino nosso. Alguns colegas fizeram todo o possível e inventamos um dominó", revela o homem em meio a risadas do grupo.

Durante a narrativa, os mineiros ao fundo cumprimentam a câmera e um homem diz: "saudações a minha família, nos tirem logo, por favor".

O primeiro mineiro retoma a palavra: "aqui é o local onde nos entretemos e nos castigamos (comemos), aqui fazemos nossa reunião, todos os dias, planejamos e rezamos; aqui realizamos uma assembleia, diariamente, para que todas as decisões tomadas sejam baseadas, de alguma forma, nos 33 que estão aqui dentro".

"Está bastante organizado, porque aqui tiramos a água para escovar os dentes, lavar o rosto... fazemos uma limpeza básica".

No total, a TV chilena exibiu 45 minutos de imagens, que foram acompanhadas pelos familiares dos mineiros que permanecem em um acampamento montado nas imediações da mina.

O grupo está preso em uma mina no norte do Chile há três semanas e seu resgate pode demorar meses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host