UOL Notícias Notícias
 
26/08/2010 - 07h45

Documentos revelam: espiã nazista provocou derrota aliada na Noruega em 1940

LONDRES, 26 Ago 2010 (AFP) -Uma ex-bailarina russa que se transformou em espiã nazista foi o estopim do fracasso da contraofensiva militar lançada por forças franco-britânicas na Noruega em abril de 1940, segundo documentos confidenciais revelados ao público nesta quinta-feira pelo MI5, o serviço secreto britânico.

Marina Lee teve acesso aos planos de ataque no quartel-general das forças aliadas que libertariam o país escandinavo, invadido pelo exército alemão em 9 de abril de 1940. Ela passou os documentos aos alemães, e estes foram capazes de repelir o avanço inimigo, conforme relatam os documentos desclassificados enviados para o arquivo nacional britânico.

Procurada pelo MI5 durante anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Lee nunca foi encontrada - e as acusações contra ela jamais puderam ser confirmadas, de acordo com os documentos.

A responsabilidade da ex-bailarina na derrota aliada foi estabelecida quase dois anos depois do incidente, graças às confissões de um agente alemão chamado Von Finckenstein a outro espião alemão arrependido, Gerth Van Wijk, ambos presos em um centro de interrogatórios em Londres.

Em janeiro de 1942, Von Finckenstein explicou que o serviço secreto alemão havia infiltrado uma mulher no círculo social do general inglês Claude Auchinleck, encarregado de lançar a contraofensiva naval na Noruega.

Ela conseguiu os planos da campanha aliada, e os transmitiu ao comandante alemão do porto de Narvik, general Eduard Dietl, que pôde então reorganizar suas defesas e vencer Auchinleck.

Além disso, Finckenstein revelou que Marina Lee era casada, nasceu na Rússia com o nome de Marina Alexievna. Bailarina em seu país, imigrou para Oslo, onde dirigia uma escola de dança.

As declarações de Finckenstein foram corroboradas em novembro de 1942 por outro espião alemão capturado, K. C. Hansen.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h19

    -0,77
    3,258
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h29

    1,03
    63.875,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host