UOL Notícias Notícias
 
26/08/2010 - 18h34

Empire State não será iluminado para lembrar Madre Teresa

NOVA YORK, 26 Ago 2010 (AFP) -O mundo todo homenageou nesta quinta-feira Madre Teresa de Calcutá, por ocasião de seu centenário, mas o Empire State Building, em Nova York, não exibirá as cores azul e branco da beata.

O prédio mais alto da cidade de Nova York comunicou que na noite de hoje iluminará sua cúpula com as cores vermelho, branco e azul, para comemorar o "dia da igualdade das mulheres, no 90º aniversário da Emenda 19".

A polêmica em torno da iluminação do emblemático prédio de 102 andares teve início em junho passado, quando seu administrador rejeitou um pedido da Liga Católica para adotar as cores de Madre Teresa no dia 26 de agosto.

"O Empire State Building celebra muitas culturas e causas de todo o mundo com luzes, incluindo as comemorações religiosas da Páscoa, Ramadã, Hanukah e Natal", explicou na ocasião Anthony Malkin, que dirige a empresa encarregada de administrar o prédio, construído em 1931.

"Mas por ser uma propriedade privada, o prédio tem uma política específica contra qualquer outra solicitação de iluminação de índole religiosa ou ligada a uma personalidade religiosa", disse Malkin.

A decisão, que há dois meses provocou a indignação dos admiradores de Madre Teresa, gerou nesta quinta-feira uma manifestação ao pé do prédio "art deco" sobre a Quinta Avenida.

Nascida há um século na atual Macedônia, madre Teresa, cujo verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu, morreu em 1997 e foi beatificada por João Paulo II em 2003.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host