UOL Notícias Notícias
 
26/08/2010 - 10h48

Missa solene abre homenagens aos 100 anos do nascimento de Madre Teresa

CALCUTÁ, 26 Ago 2010 (AFP) -Uma missa solene em Calcutá abriu nesta quinta-feira as homenagens ao centenário do nascimento de Madre Teresa, a "santa dos pobres" que dedicou a vida a ajudar os necessitados desta cidade superpovoada do leste da Índia.

A missa, presidida pelo cardeal Telesphore Placidus Toppo, foi oficiada na sede da congregação das Missionárias da Caridade, fundada po Madre Teresa em 1950.

Durante a missa, que teve a presença de 1.000 pessoas, o cardeal leu uma mensagem do Papa Bento XVI. Centenas de fiéis ficaram do lado de fora da capela por falta de espaço.

"Acredito que este ano seja para a Igreja e o mundo uma ocasião de alegre gratidão com Deus pelo inestimável dom que a Madre Teresa fez durante sua vida e que segue atuando através do carinhoso e incansável trabalho de seus filhos espirituais", escreveu o Papa.

Ao fim da missa, as sucessoras de Madre Teresa, Sor Nirmala e a atual presidente da congregação, Sor Prema, soltaram pombas em sinal de paz e compaixão.

Calcutá também vai organizar o festival internacional de cinema "Madre Teresa", com documentários e filmes sobre a vida da religiosa.

Nascida em Skopje (Macedônia) em 26 de agosto de 1910, Madre Teresa, cujo nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu, chegou como freira à Índia em 1929 e obteve a nacionalidade indiana em 1951.

Depois de uma vida dedicada aos pobres, enfermos e desabrigados dos bairros pobres de Calcutá a partir de 1948, Madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1979. Ela faleceu em 1997 e foi beatificada por João Paulo II em 2003.

Três Estados dos Bálcãs - Albânia, Macedônia e Kosovo -, que reivindicam uma parte da trajetória de Madre Teresa, também organizaram homenagens.

Centenas de pessoas de todas as idades compareceram nesta quinta-feira ao monumento em homenagem à Madre Teresa em uma praça de Tirana que tem o nome da religiosa para depositar rosas vermelhas.

Além disso, muitas pessoas, incluindo autoridades do govero albanês e de diversas comunidades religiosas, assistiram a uma grande missa na catedral de Madre Teresa em Vau i Dejës-Laç (110 km ao norte de Tirana).

Também estavam previstas exposições de fotografias e pintura, além de um concerto da orquestra nacional.

O correio albanês lançou uma série completa de selos por ocasião do centenário do nascimento da religiosa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h29

    -0,15
    3,174
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h30

    0,28
    68.170,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host