UOL Notícias Notícias
 
26/08/2010 - 18h38

Netanyahu forma equipe de negociadores para processo de paz


Em Jerusalém (Israel)

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, começou na noite desta quinta-feira a formar a equipe de negociadores que iniciará conversações diretas com os palestinos em 2 de setembro em Washington, anunciou um comunicado de seu gabinete.

Segundo o texto, o objetivo de Netanyahu é formar "uma equipe restrita que poderá conduzir sob seu controle negociações rápidas, sérias e profundas".

Uma cúpula entre o primeiro-ministro israelense e o presidente palestino, Mahmud Abbas, será celebrada em 2 de setembro, na Casa Branca, para marcar a retomada das negociações diretas israelense-palestinas sob a égide do presidente americano, Barack Obama, após 20 meses de interrupção.

Por outro lado, o gabinete de Netanyahu informou ter pedido a uma missão do Ministério israelense da Defesa em Washington que coordene a visita.

O sindicato da chancelaria israelense, em conflito salarial com a administração, pediu esta terça-feira à embaixada em Washington que boicote a delegação israelense nestas negociações.

Por outro lado, um emissário do governo americano, Dennis Ross, chegou na noite de quinta-feira a Tel Aviv para tentar apreender algumas diferenças entre Israel e os palestinos, noticiou a rádio das forças armadas israelenses.

Segundo a emissora militar, Ross poderia tentar arbitrar um acordo relacionado com a moratória parcial de dez meses para a construção das colônias israelenses, que termina em 26 de setembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host