UOL Notícias Notícias
 
27/08/2010 - 09h50

ONU pede que a França evite expulsões coletivas de ciganos

GENEBRA, 27 Ago 2010 (AFP) -O Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU (Cerd) pediu a Paris nesta sexta-feira que evite as expulsões coletivas de ciganos e se declarou preocupado com os "discursos políticos discriminatórios" na França.

"Discursos políticos discriminatórios na França coincidem com um aumento recente de atos e manifestações racistas e xenófobos", estimou o Cerd em uma série de recomendações realizadas depois de examinar a situação dos ciganos nesse país.

A França, por sua vez, declarou que respeita a legislação europeia e seus compromissos internacionais sobre os ciganos, segundo o ministério francês das Relações Exteriores, em resposta aos comentários da ONU.

"Na questão dos ciganos, a França respeita escrupulosamente a legislação europeia, assim como os compromissos internacionais em termos de direitos humanos", afirmou Bernard Valero, porta-voz do ministério, em um comunicado.

No texto, a França reconhece que os ciganos romenos ou búlgaros se beneficiam, como cidadãos da União Europeia, da "liberdade de circulação e do direito de resistência no território dos Estados membros, mas que isso não proporciona um direito incondicional de residência (...) que está condicionada ao respeito da ordem pública".

A França expulsou mais de mil ciganos desde o final de julhp. Bernard Valero enfatiza que estas expulsões foram acompanhadas por uma ajuda específica (300 euros por adulto mais 100 euros por criança).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host