UOL Notícias Notícias
 
27/08/2010 - 01h04

Pyongyang comunica a Carter disposição de retomar diálogo nuclear

SEUL, 27 Ago 2010 (AFP) -A Coreia do Norte manifestou ao ex-presidente americano Jimmy Carter sua vontade de retomar as negociações a Seis sobre seu programa nuclear, informou nesta sexta-feira a agência oficial norte-coreana KCNA.

O número dois do regime comunista, Kim Yong-Nam, expressou sua vontade de "retomar as negociações a Seis" sobre a eliminação das armas nucleares da península coreana, revelou a KCNA após a visita a Pyongyang do ex-presidente Carter.

A Coreia do Norte suspendeu em 2009 as negociações a Seis - envolvendo Coreia do Sul, China, Rússia, Estados Unidos e Japão - por problemas na verificação do desmantelamento do programa nuclear norte-coreano.

Jimmy Carter partiu da Coreia do Norte nesta sexta, após obter a libertação do cidadão americano Aijalon Mahli Gomes, condenado a oito anos de trabalhos forçados por entrar ilegalmente na Coreia do Norte.

Carter já havia realizado uma viagem sem precedentes à Coreia do Norte em 1994, quando os Estados Unidos estavam a um passo da guerra com o regime de Pyongyang devido a seu programa nuclear.

Na ocasião, Carter conseguiu baixar a tensão entre Washington e o líder norte-coreano, Kim Il-Sung.

No ano passado, outro ex-presidente democrata americano, Bill Clinton, viajou à Coreia do Norte para facilitar a libertação de duas jornalistas americanas detidas pelo regime norte-coreano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host