UOL Notícias Notícias
 
28/08/2010 - 17h43

Obama: Iraque é país 'soberano' com fim da guerra

VINeyard haven, EUA, 28 Ago 2010 (AFP) -Três dias antes do fim oficial da missão bélica dos Estados Unidos no território iraquiano, o presidente Barack Obama disse neste sábado que o Iraque agora é uma nação "soberana" para decidir seu próprio destino.

"Nesta terça-feira, após mais de sete anos, os Estados Unidos concluirão sua missão de combate no Iraque e darão um passo importante para concluir a guerra iraquiana", destacou Obama em seu programa semanal de rádio.

O presidente, que neste sábado passa seu último dia de férias na ilha de Martha's Vineyard, em Massachusetts, fará na terça-feira, no Salão Oval da Casa Branca, um discurso à Nação dedicado ao Iraque.

"Como candidato a este cargo, prometi terminar a guerra no Iraque. Como presidente, estou fazendo isto. Já trouxemos para casa mais de 90 mil homens desde que assumi a presidência".

As tropas americanas foram reduzidas a menos de 50 mil homens no Iraque, como parte da "retirada responsável", sete anos após a invasão que derrubou Saddam Hussein.

Os Estados Unidos lideraram a invasão do Iraque em março de 2003, em busca de armas de destruição em massa que jamais foram encontradas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host