UOL Notícias Notícias
 
29/08/2010 - 18h15

Abbas: Israel levará negociações ao fracasso com colonização

RAMALLAH, Territórios Palestinas, 29 Ago 2010 (AFP) -O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, afirmou neste domingo que Israel será totalmente responsável pelo fracasso das negociações de paz caso retome a colonização na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém oriental.

"Devo dizer isto hoje, com toda clareza e franqueza, o que já afirmamos a todas as partes, incluindo aos Estados Unidos, que promovem as negociações: o governo de Israel assumirá a plena responsabilidade pelo fracasso nas negociações se persistir com a colonização nos territórios palestinos ocupados em 1967", advertiu Abbas em mensagem na TV oficial palestina.

Abbas fez tal declaração quatro dias antes da retomada, em Washington, das conversações diretas de paz com Israel, suspensas há 20 meses.

"Nossa posição sobre a colonização e sua ilegalidade não mudou", insistiu Abbas.

O líder da Autoridade Palestina aceitou o convite da secretária americana de Estado, Hillary Clinton, para a retomada das negociações com base no comunicado publicado pelo Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU).

O texto do Quarteto afirma "a necessidade de se acabar com a ocupação mantida desde 1967, de não se reconhecer a anexação de Jerusalém oriental ou qualquer medida que pretenda modificar o caráter da cidade", reforça "a necessidade de se estabelecer um Estado palestino independente e viável e rejeita a colonização, incluindo o chamado crescimento natural" dos assentamentos judeus.

"Vamos para as negociações armados com estas posições e compromissos, e não nos desviaremos disto. Vamos expor todas as partes a sua responsabilidade de acatar e aplicar tais determinações, se realmente querem uma paz viável e sólida", disse Abbas.

Segundo a imprensa israelense, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu analisa prolongar a moratória parcial sobre construções na Cisjordânia ocupada, que expira em 26 de setembro. Esta moratória envolve as colônias isoladas, mas não os grandes blocos que Israel quer anexar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host