UOL Notícias Notícias
 
29/08/2010 - 12h50

Fim de férias, Obama parte para Nova Orleans

WASHINGTON, 29 Ago 2010 (AFP) -O presidente americano, Barack Obama, deixou neste domingo a ilha na costa dos Estados Unidos onde passou cerca de dez dias de férias e deve visitar Nova Orleans (Luisiana, sul) à tarde para uma homenagem às vítimas do furacão Katrina, constatou a AFP.

O presidente, sua mulher e suas duas filhas subiram em um helicóptero que os levou até o avião. Ao longo do percurso, habitantes e visitantes de Martha's Vineyard cumprimentaram e aplaudiram a primeira família dos Estados Unidos.

Durante as férias, que tiveram quatro dias de chuva, Obama jogou cinco vezes golfe e foi quatro vezes a restaurantes, três dessas para jantar com sua esposa e amigos.

Barack Obama é esperado junto de sua mulher Michelle em Nova Orleans à tarde. Eles devem visitar o local para uma homenagem às vítimas do furacão Katrina que, há cinco anos, varreu a Louisiana e o Mississipi (sul), rompendo diques na cidade do jazz que ficou 80% sob a água.

Na época, o governo Bush foi muito criticado por ter demorado a enviar socorros, enquanto as redes de televisão transmitiam continuamente o sofrimento dos habitantes afetados, empoleirados nos telhados, suplicando por ajuda.

Após sua passagem em Nova Orleans, Obama vai retornar a Washington na noite deste domingo, onde uma agenda particularmente cheia o espera.

Ele deve pronunciar na terça-feira a noite um discurso televisivo dentro do Salão Oval da Casa Branca sobre o fim da missão de combate americana no Iraque. Na tarde deste dia, ele deve visitar uma base militar do Texas (sul) para se encontrar com soldados.

Na quarta-feira, ele receberá o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas, antes da retomada, no dia seguinte, das negociações diretas pela paz no Oriente Médio.

No âmbito interno, o cronograma de Obama deve ficar dominado por questões econômicas, já que a recuperação dá sinais claros de que está perdendo forças, a dois meses das cruciais eleições legislativas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host