UOL Notícias Notícias
 
29/08/2010 - 17h50

Katrina: Obama promete terminar trabalho em Nova Orleans

NOVA ORLEANS, EUA, 29 Ago 2010 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu neste domingo que seu governo vai terminar a reconstrução da cidade de Nova Orleans, devastada pelo furacão Katrina há cinco anos.

"Queria vir até aqui para dizer à população desta cidade diretamente: meu governo está com vocês, e lutará com vocês até que o trabalho tenha terminado", destacou o presidente em Nova Orleans.

Obama discursou na Universidade Xavier da Louisiana, que ficou inundada por duas semanas após a passagem do Katrina.

Nova Orleans, em parte construída sob o nível do mar e protegida por diques, foi tomada pelas águas com a passagem do Katrina, no dia 29 de agosto de 2005.

Na ocasião, as autoridades determinaram a evacuação da cidade, de 1,4 milhão de habitantes, mas muitos não puderam ou não quiseram sair e a inundação acabou matando mais de 1.500 pessoas.

Obama também renovou "o compromisso da Nação" com uma região que recentemente foi afetada pelo pior vazamento de petróleo da história.

Antes da chegada do presidente a Nova Orleans, a Casa Branca já havia assinalado seu compromisso com a região, destacando os esforços para ajudar as famílias que ainda vivem em abrigos temporários a encontrar residências permanentes.

A Casa Branca também informou que o governo concedeu subsídios para fortalecer os sistemas de saúde e de justiça de Nova Orleans, além de promover programas para melhorar o manejo de situações de emergência e reconstruir 350 km de diques.

O prefeito da cidade, Mitch Landrieu, destacou que "seguimos de pé e jamais, absolutamente jamais, abandonaremos" a reconstrução. Se não pudermos reconstruir o Lower Nine (bairro pobre da cidade, com 99% da população negra), então não poderemos reconstruir o país".

Uma multidão cruzou a ponte Judge Seeber para atirar flores no Canal Industrial, onde os diques se romperam em 2005 permitindo que as águas devastassem várias zonas.

A ponte foi um dos locais de refúgio dos residentes de Lower Ninth Ward durante as inundações.

A multidão cruzou a ponte liderada pela banda Carver Rams, que tocou "Celebration", do grupo Kool & The Gang, e "Don't Stop Til You Get Enough", de Michael Jackson.

A banda foi seguida por uma "segunda linha", com pessoas dançando, como é tradição em Nova Orleans quando se realiza um funeral de jazz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host