UOL Notícias Notícias
 
30/08/2010 - 14h22

EUA aprovam novas sanções contra Coreia do Norte

WASHINGTON, 30 Ago 2010 (AFP) -O governo americano anunciou nesta segunda-feira novas sanções contra quatro pessoas e oito empresas às quais Washington acusa de contribuir com o programa nuclear do governo norte-coreano, indicou o departamento do Tesouro.

Os indivíduos, incluindo dois membros do escritório de energia atômica da Coreia do Norte, foram sancionados por supostamente terem fornecido apoio financeiro ao programa nuclear do país.

Eles estarão banidos de viajar aos Estados Unidos e seus bens foram congelados.

Entre os afetados está o chefe do escritório de energia atômica, Ri Je-son, e Ri Hong-Sop, que, de acordo com as Nações Unidas, dirigiu temporariamente o controverso centro de pesquisa nuclear Yongbyon.

O centro é suspeito de produzir material físsil usado em testes de armas nucleares.

As resoluções da ONU adotadas depois dos testes nucleares e lançamentos de mísseis por parte da Coreia do Norte no ano passado proíbem transações ligadas a atividades nucleares e atômicas e o fornecimento de produtos de luxo a Pyongyang.

As novas sanções ocorrem em meio a tensões entre Washington e Pyongyang, que aumentaram desde março, quando ocorreu o afundamento do navio sul-coreano Cheonan, fato que deixou 46 mortos.

Os Estados Unidos culpam a Coreia do Norte pelo ataque. Pyongyang nega ter torpedado o navio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h29

    -0,30
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host