UOL Notícias Notícias
 
30/08/2010 - 19h46

Furacão Earl ganha força e vira ciclone de categoria quatro

MIAMI, 30 Ago 2010 (AFP) -O furacão Earl fortaleceu-se nesta segunda-feira e tornou-se um ciclone de categoria quatro na escala Saffir-Simpson, disseram meteorologistas americanos, que advertiram sobre seus possíveis "danos catastróficos" caso alcance o solo em sua passagem pelo Caribe rumo aos Estados Unidos.

Às 18h00 de Brasília, o Earl estava localizado a 180 km a nordeste de San Juan, em Porto Rico, e seus ventos alcançavam os 215 km/h. As autoridades porto-riquenhas emitiram um alerta para as ilhas de Culebra e Vieques, no leste do país, que poderão ser afetadas pelo fenômeno.

O Earl é um furacão categoria quatro na escala Saffir Simpson, utilizada para medir a força dos ventos, cujo limite é cinco. "Algum fortalecimento adicional está previsto" nos próximos dias, disse o centro americano de furacões, em Miami.

"Os ventos do Earl começarão a ser sentidos esta noite em Porto Rico, onde estão previstas fortes rajadas nas regiões mais elevadas", disse o meteorologista Daniel Brown, especialista em furacões do NHC.

As chuvas do Earl podem produzir uma acumulação de água de até 300 milímetros em algumas regiões costeiras das Ilhas Virgens britânicas e Porto Rico, onde se espera que a maré possa elevar-se para até 1,5 metro acima de seu nível normal.

Violentas ondas e rajadas de chuva e vento podem produzir inundações repentinas e deslizamentos que ameaçam a vida humana, advertiu o NHC.

Segundo os prognósticos, o centro do furacão se afastará esta noite das Ilhas Virgens e de Porto Rico, e passará ao leste das ilhas Turks e Caicos na terça-feira, antes de se deslocar posteriormente para a costa leste dos Estados Unidos.

No entanto, outra tormenta tropical formou-se nesta segunda-feira e recebeu o nome de Fiona, cujo ciclone deve ter um rumo semelhante ao de Earl, para o oeste e noroeste.

O outro furacão que percorria o Atlântico norte, o Danielle, fragilizou-se nesta segunda-feira para uma tempestade tropical, enquanto avança para as águas mais frias, onde deve dissipar-se nos próximos dias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    -1,04
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h50

    1,07
    68.706,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host