UOL Notícias Notícias
 
30/08/2010 - 11h48

Milhares fogem da erupção do vulcão indonésio despertado depois de 400 anos


Em Jacarta (Indonésia)

A nova erupção do vulcão Sinabung, que despertou no domingo depois de quase 400 anos de inatividade na ilha indonésia de Sumatra, está fazendo com que milhares de pessoas fujam para áreas mais seguras e provocou uma série de perturbações no tráfego aéreo.

Cerca de 3.000 pessoas que abandonaram seus povoados nas encostas do vulcão engrossaram as fileiras de 21.000 pessoas já evacuadas para 16 centros de socorro, anunciaram os serviços de emergência.

"O vulcão registrou uma nova erupção às 6h30 locais (20h30 de domingo, horário de Brasília), que durou mais ou menos 15 minutos. A fumaça e as cinzas subiram até pelo menos 2.000 metros", indicou o vulcanólogo Agus Budianto.

Esta erupção foi a mais intensa que a da véspera. Imagens da TV mostram uma espessa coluna de fumaça negra elevando-se para o céu e lava saindo da cratera.

O alerta vermelho entrou em vigor na manhã de domingo, quando o vulcão entrou em erupção pela primeira vez em 400 anos, projetando uma nuvem de fumaça e de cinzas a 1.500 metros de altura.

O Sinabung, de 2.460 metros, expeliu uma nuvem de fumaça escura.

A agência de notícias Antara, citando a polícia, anunciou que duas pessoas morreram, vítimas de crises cardíacas.

"No começo pensávamos que a fumaça e as cinzas tivessem sido causadas pela chuva, mas sabemos, agora, que a pressão vinha do magma", disse à AFP Surono, diretor do centro indonésio de alerta de desastres vulcanológicos.

"Estamos diante de uma situação realmente muito perigosa, pelo que optamos pelo nível máximo de alerta", precisou.

O vulcão Sinabung, no norte de Sumatra, não entrava em erupção há mais de quatro séculos.

Mais de 18.000 pessoas foram evacuadas de aldeias próximas para as cidades, entre elas as de Berastagi e Kabanjahe, fora de uma "zona de perigo" de 6 quilômetros, afirmou à AFP o chefe das equipes de socorro, Mohamad Agus Wibisono.

"As cinzas se espalharam a 30 km de distância do vulcão, caindo sobre as plantações de legumes hortaliças", acrescentou.

Os voos de aviões começaram a sofrer com a situação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host