UOL Notícias Notícias
 
30/08/2010 - 11h57

ONU aconselha uma reforma do grupo de especialistas do IPCC

NOVA YORK, 30 Ago 2010 (AFP) -O grupo intergovernamental de especialistas sobre a mudança climática deve sofrer uma reforma profunda para evitar novos erros como os cometidos em 2007 a respeito do Himalaia, concluiu a ONU nesta segunda-feira.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mudou muito pouco desde sua criação, concluiu um grupo de especialistas que examinou seu funcionamento e recomendou a reforma para incrementar o processo de transparência e responsabilidade.

Aconselhou, além disso, a criação de um comitê executivo e a nomeação de um "cientista iminente" para que atue como diretor do organismo e adote, além disso, medidas para evitar os "conflitos de interesse".

Criado há 20 anos pela ONU, premiado com um Nobel da Paz, o IPCC publica a cada seis ou sete anos um relatório que serve de referência para as negociações internacionais sobre a mudança climática.

O IPCC admitiu em janeiro passado que cometeu um "erro lamentável" ao afirmar, em 2007, que as geleiras do Himalaia derretiam mais rápido do que as outras e que podiam desaparecer por volta de 2035 ou mesmo antes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h11

    -0,14
    74.337,78
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host