UOL Notícias Notícias
 
30/08/2010 - 18h17

Venezuela: governo exuma restos de irmãs de Bolívar para tirar amostras de DNA

CARACAS, 30 Ago 2010 (AFP) -Os restos mortais das irmãs de Simón Bolívar, María Antonia e Juana, foram exumados nesta segunda-feira para a retirada de amostras de DNA que permitam confirmar a identidade da ossada do Libertador, exumada em julho.

O vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, anunciou que o processo de exumação dos corpos das irmãs de Bolívar terminará hoje mesmo e assegurou que há duas comissões que estudam os restos mortais do líder: uma busca demonstrar sua autenticidade e outra, estudar as causas de sua morte.

"Uma equipe vem analisando o DNA que coletamos no caixão do Libertador (...) e agora poderemos cruzar as amostras e compará-las com as de suas irmãs para determinar se são os restos de Simón Bolívar", explicou Jaua.

No domingo, Jaua havia anunciado a exumação dos corpos de María Antonia e Juana Bolívar para extração de "uma peça dentária de cada uma", um procedimento que recebeu "a permissão da Igreja", já que os restos estão na Catedral de Caracas.

O vice-presidente informou que as conclusões de cada uma das comissões serão divulgadas "ao povo venezuelano", mas não disse quando.

Em julho, a ossada de Boívar foi exumada do Panteão Nacional para determinar as causas da morte do Libertador, em 1830, em Santa Marta (Colômbia). Os restos voltaram a ser enterrados no mesmo local em 24 de julho, no 227º aniversário de seu nascimento, durante ato chefiado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Embora oficialmente Bolívar tenha morrido de tuberculose, o presidente sempre levantou dúvidas sobre esta versão, dando a entender que o líder pode ter sido assassinado.

Simón Bolívar (1783-1830) liderou a independência de cinco países americanos - Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia - e Chávez inspirou-se em seu nome para chamar de "Revolução bolivariana" sua gestão de governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h16

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host