UOL Notícias Notícias
 
30/08/2010 - 15h37

Vice-presidente dos EUA visita Iraque para fim de operações de 'combate'

BAGDÁ, 30 Ago 2010 (AFP) -O vice-presidente americano Joe Biden chegou nesta segunda-feira de surpresa a Bagdá, em ocasião do final oficial das operações de "combate" das tropas de seu país no Iraque, depois de sete anos de guerra em que os Estados Unidos perderam mais de 4.400 soldados.

Biden chegou à capital iraquiana por volta das 18h00 locais (12h00 de Brasília), um dia antes do discurso do presidente Barack Obama.

Perguntado pouco depois do início de sua visita de três dias sobre o que ocorrerá no Iraque com americanos e iraquianos a partir de setembro, no momento em que se intensificam os atentados contra as forças de segurança iraquianas, Biden respondeu: "Estaremos muito bem e eles também".

Em sua visita anterior ao Iraque, no início de julho, Biden pediu em vão aos dirigentes dos principais partidos para tirarem o país de uma crise política que já durava quatro meses. Quase dois meses depois, esses partidos continuam sem conseguir chegar a um acordo para formar um governo.

Agora Biden se reunirá com o presidente Jalal Talabani, com o primeiro-ministro Nuri al-Maliki e com o ex-primeiro-ministro Iyad Allawi, vencedor das últimas eleições, indicou a Presidência americana.

"A visita do vice-presidente neste momento reforçará o compromisso a longo prazo que os Estados Unidos têm com o Iraque", acrescentou a Casa Branca em um comunicado, indicando que Biden participará da cerimônia realizada em ocasião da troca de missão.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pronunciará na terça-feira no Salão Oval da Casa Branca um discurso dedicado ao Iraque que será transmitido pela televisão para todo o país.

Os americanos têm hoje menos de 50.000 homens no Iraque, como resultado do que Obama chamou de uma "retirada responsável", sete anos depois da invasão que derrubou Saddam Hussein.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    -0,84
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h59

    0,34
    70.246,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host