UOL Notícias Notícias
 
31/08/2010 - 15h00

GB/papa: missas pagas não vão esfriar o entusiasmo (Igreja)

LONDRES, 31 Ago 2010 (AFP) -As "contribuições" financeiras solicitadas aos fiéis para as missas pronunciadas pelo Papa Bento XVI durante sua visita ao Reino Unido "não vão arrefecer o entusiasmo" dos fiéis, afirmou nesta terça-feira o arcebispo Vincent Nichols, da Igreja católica local.

"Estou persuadido de que as multidões serão numerosas" durante a visita papal de 16 a 19 de setembro, declarou Monsenhor Nichols, chefe da Igreja Católica da Inglaterra e do País de Gales.

O arcebispo desmentiu mais uma vez que as "contribuições" pedidas aos fiéis que queiram assistir às missas celebradas pelo Papa sejam comparadas a um bilhete pago de entrada. Até 25 libras (30 euros) serão pedidos pela celebração ao ar livre no dia 19 de setembro em Birmingham, centro da Inglaterra. Em Glasgow, na Escócia, serão 20 libras (24 euros) para a missa de 16 de setembro; em Londres, no dia 18 de setembro, serão cobradas 5 libras (6 euros).

O custo da visita papal, num país com 10% de católicos, ainda é motivo de polêmica no Reino Unido. O governo entrará com "10 a 12 milhões de libras" (12 a 14 milhões de euros) para cobrir gastos, precisou Chris Patten, representante do primeiro-ministro David Cameron.

A parte financiada pela Igreja católica se elevará a cerca de 9 a 10 milhões de libras" (11 a 12 milhões de euros), informou Monsenhor Nichols, precisando que 6 milhões de libras (7 milhões de euros) foram levantadas durante um apelo.

Monsenhor Nichols também minimizou as manifestações anunciadas. "Cada visita papal é precedida por um período de intensas críticas da Igreja católica... mas, a cada vez, o ambiente muda na hora H e as pessoas demonstram entusiasmo", declarou.

A visita de Estado de Bento XVI será a primeira de um papa ao Reino Unido desde que o rei Henrique VIII rompeu com Roma e o catolicismo em 1534, estabelecendo a Igreja anglicana. João Paulo II esteve no país em 1982, mas tratava-se de uma visita pastoral (não de Estado).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    -0,12
    3,275
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host