UOL Notícias Notícias
 
31/08/2010 - 16h53

O terror não decidirá as fronteiras de Israel (Netanyahu)

WASHINGTON, 31 Ago 2010 (AFP) -O terror não vai decidir as fronteiras de Israel, declarou nesta terça-feira Benjamin Netanyahu após o assassinato de quatro israelenses, reportou o escritório do primeiro-ministro a jornalistas que o acompanhavam, em Washington.

Netanyahu também ordenou a perseguição dos assassinos de quatro colonos israelenses onde quer quer estejam.

Quatro israelenses morreram nesta terça-feira, num ataque terrorista perto da colônia judaica de Kyriat Arba, na região de Hebrón (Cisjordânia), informou à AFP o porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld.

O incidente -- um dos mais graves dos últimos meses na Cisjordânia -- acontece antes do recomeço, nesta quinta-feira, em Washington, das negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos, suspensas desde o final de 2008, patrocinadas pelo presidente Barack Obama.

As Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do movimento islamita palestino Hamas, reivindicou em um comunicado o ataque perto de uma colônia judaica na região de Hebron, sul da Cisjordânia.

No texto, as Brigadas Ezzedin al Qassam reivindicam "a responsabilidade total desta operação heroica" contra os colonos.

Pouco antes, o movimento Hamas, que controla a Faixa de Gaza, havia comemorado a morte dos quatro israelenses, que tachou de "resposta normal" à ocupação de territórios palestinos.

"O Hamas saúda a operação em Hebron e considera que se trata de uma resposta normal à ocupação (israelense de territórios palestinos) e uma prova do fracasso da colaboração (...) entre a Autoridade (palestina) e os ocupantes contra a resistência", disse o porta-voz do Hamas, Abu Zuhri, em um comunicado.

Segundo o serviço de ambulâncias israelense, as vítimas são dois homens e duas mulheres. Uma delas estava grávida, informou o exército israelense.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host