UOL Notícias Notícias
 
06/09/2010 - 21h17

Grécia: Papandreou modifica seu gabinete

ATENAS, 6 Set 2010 (AFP) -O primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, realizou uma modificação em seu gabinete, com a nova lista a ser publicada nas próximas horas, informou sua assessoria na noite desta segunda-feira.

De acordo com a emissora pública Net, a reorganização, que ocorre aproximadamente um ano depois de o partido Pasok (socialista) chegar ao poder, pretende garantir uma coordenação melhor do governo para a coordenação das medidas de austeridade que têm como objetivo sair da crise econômica que levou o país à beira da bancarrota.

No entanto, a previsão é que o cargo de ministro das Finanças permaneça nas mãos de George Papaconstantinou, de acordo com a Net.

Papaconstantinou disse na semana passada que a economia grega, envolvida em uma grande recessão e lutando para endireitar suas finanças públicas, poderá ter um desempenho melhor este ano.

Papaconstantinou afirmou na edição de sexta-feira do jornal La Croix que as primeiras cifras permitem "ter esperança de que nos sairemos melhor" que os 4% de retração previstos pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que resgataram o país em maio.

No segundo trimestre, a economia grega teve queda de 1,5%, depois de 1% de retração nos primeiros três meses do ano.

Ao mesmo tempo, Papaconstantinou disse que o governo, que implementou um programa de austeridade que envolvia cortes de gastos e aumento de impostos, "não terá problemas" em atingir a meta deste ano de déficit orçamentário a 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB).

O déficit estava em aproximadamente 14% no ano passado, mais do que o limite da União Europeia, de 3%.

A UE e o FMI implantaram um plano de resgate de 140 bilhões para a Grécia em maio, depois de Atenas não conseguir levantar fundos nos mercados financeiros a a um preço razoável para conseguir cumprir com o pagamento de suas dívidas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host