UOL Notícias Notícias
 
15/09/2010 - 16h26

Cardeal John Henry Newman, um intectual convertido ao catolicismo

LONDRES, 15 Set 2010 (AFP) -O cardeal inglês John Henry Newman, que será beatificado no domingo pelo Papa, é um dos grandes intelectuais cristãos do século XIX e também um dos mais famosos convertidos procedentes do anglicismo.

O religioso anglicano, que buscava um cristianismo autêntico, se converteu no meio da vida ao catolicismo, que considerava mais fiel às raízes originais, o que provocou uma comoção na era vitoriana.

Newman será beatificado numa megamissa prevista em Birmingham (centro da Inglaterra) no domingo, último dia da visita do Papa.

O discreto intelectual considerado um pensador à frente de seu tempo não teria se sentido à vontade com tantas honras, segundo seus herdeiros espirituais.

John Henry Newman nasceu em 1801, em Londres, em uma família anglicana.

Em busca de espiritualidade desde sua adolescência, estudou teologia na Universidade de Oxford, onde também ensinou durante um tempo, até que se converteu em pastor anglicano.

Newman adotou um estilo de vida ascético e sua reflexão o levou por fim ao catolicismo. Partiu para Roma, onde prosseguiu seus estudos e for ordenado padre.

Suspeito de cometer heresia, relatou sua conversão em "Apologia Pro Vita Sua" (Defesa de sua própria vida).

Sua obra, entre a qual se destaca o "Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã", lhe valeu um grande reconhecimento do mundo católico.

Algumas da ideias de Newman sobre a relação entre fé e a razão dominaram, inclusive, o Concílio Vaticano II.

Também inspirou escritores como Evelyn Waugh e Julien Green, e aos 68 anos foi designado cardeal pelo Papa Leão XIII.

Ao morrer, em 1890, aos 89 anos, foi enterrado, segundo sua vontade, no mesmo túmulo que o padre Ambrose Saint John, com quem viveu durante mais de 30 anos. Esta relação levou a pesquisadores e militantes do movimento gay a sugerir que o padre era homossexual, o que as autoridades católicas negam.

Seu processo de beatificação, iniciado em 1958, foi acelerado em 2009 quando os especialistas do Vaticano confirmaram a validade de um milagre a ele atribuído nos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host