UOL Notícias Notícias
 
15/09/2010 - 08h47

Comissão Europeia apoia Reding após críticas a França

BRUXELAS, 15 Set 2010 (AFP) -A Comissão Europeia apoiou nesta quarta-feira a comissária da Justiça, Viviane Reding, ao destacar que ela falou em nome do Executivo comunitário na terça-feira ao criticar duramente a França pelas expulsões de ciganos.

"Reding fala em nome da Comissão", declarou a porta-voz do Executivo, Pia Ahrenkilde Hansen, que foi questionada pela imprensa se a comissária, que acusou a França com palavras duras e ameaçou abrir um procedimento contra o país, era apoiada pelo presidente da instituição, José Manuel Durão Barroso.

A avaliação sobre as expulsões de ciganos da França e da denunciada atitude do governo francês ao afirmar que sua política não persegue esta comunidade em particular está sendo feita por Reding "em coordenação" com o presidente Barroso, completou a porta-voz.

O governo da França considerou "inaceitáveis" as críticas de Reding, que traçou um paralelo entre as expulsões de ciganos, aceleradas a partir de julho, e as deportações executadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

"A discriminação por motivos de raça ou etnia não tem espaço na Europa", afirmou a comissária, que disse ter ficado "chocada" com uma situação que "acreditava não voltaria a ver depois da Segunda Guerra Mundial".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    -0,84
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h57

    0,37
    70.269,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host