UOL Notícias Notícias
 
15/11/2010 - 21h25

Opositor Alpha Condé vence eleição presidencial na Guiné

CONACRI, 15 Nov 2010 (AFP) -O opositor Alpha Condé, 72 anos, ganhou a eleição presidencial na Guiné com 52,52% dos votos, segundo resultados provisórios oficiais anunciados nesta segunda-feira pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Condé obteve 1.474.666 votos em 24 das 28 regiões eleitorais do país, contra 1.333.666 para Cellou Dallein Diallo (47,48%), revelou o presidente da CENI, general Siaka Sangaré.

A taxa de participação foi de 67%.

Após a divulgação dos resultados, vários disparos foram ouvidos em bairros de Conacri, observou um jornalista da AFP.

Os disparos ocorreram nos mesmos bairros sacudidos por distúrbios nesta segunda-feira, especialmente Ratoma e Hamdallaye.

Segundo testemunhas, "militares dispararam contra um grupo de manifestantes" matando uma pessoa em Ratoma.

Unidades das forças de segurança patrulhavam as ruas de Ratona e Hamdallaye esta noite, observou a AFP.

Alpha Condé pediu a Cellou Dallein Diallo que promova a "concórdia", estimando que "chegou a hora de se dar as mãos" na Guiné.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu à população da Guiné que "aceite os resultados da eleição presidencial" e "resolva suas divergências pelos meios legais".

Ban Ki-moon "felicitou o povo da Guiné por ter realizado uma votação pacífica e em ordem, e pediu que todos trabalhem por um país pacífico e próspero".

O secretário-geral da ONU "conclamou a comunidade internacional a dar um apoio concreto à Guiné no momento em que o país caminha para uma nova fase da consolidação da paz e do desenvolvimento".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,63
    3,905
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    -0,44
    87.449,50
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host