UOL Notícias Notícias
 

Terremoto no Japão

Um dos maiores tremores da história desencadeia um tsunami, provoca mortes e deixa um rastro de destruição no Japão

  • Imagem: Reprodução
17/03/2011 - 06h24

Japão corre risco de apagão em grande escala

TÓQUIO, 17 Mar 2011 (AFP) -Uma parte do Japão está sob risco de um corte de energia elétrica em grande escala caso o consumo não seja reduzido, já que a produção caiu em consequência dos danos nas centrais nucleares, advertiu o ministro da Indústria, Banri Kaieda.

A onda de frio no leste do Japão provocou um grande aumento do consumo de energia elétrica, apesar dos cortes planejados por região, explicou o ministro.

A temperatura caiu muito desde quarta-feira à noite nas áreas abastecidas pela Tokyo Electric Power (Tepco), que explora as instalações nucleares de Fukushima, que estão à beira da catástrofe.

Caso as empresas e os cidadãos não se esforcem ao máximo reduzir o consumo de energia elétrica, Tóquio pode ficar às escuras na quinta-feira à noite.

"Esta manhã, o consumo era quase equivalente à produção, o que significa que esta tarde ou noite, em coincidência com os picos tradicionais de consumo, as necessidades poderiam exceder amplamente a oferta e provocar um corte da corrente em grande escala", advertiu o ministro.

Nível de radiação a que estamos expostos e seus efeitos

  • Fonte: The Guardian e Radiologyinfo.org

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    1,21
    5,388
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    -1,33
    98.697,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host