UOL Notícias Notícias
 

Crise no mundo árabe

Iniciadas em janeiro, manifestações se espalham em países da África e do Oriente Médio; os ditadores de Tunísia, Egito e Líbia já caíram

  • Imagem: Ahmad Al-Rubaye/ AFP
05/04/2011 - 16h03

Guerra na Líbia custa aos EUA 4 milhões de dólares por dia

WASHINGTON, 5 Abr 2011 (AFP) -A guerra na Líbia vem custando aos Estados Unidos quatro milhões de dólares por dia, um montante que deverá diminuir após a retirada, desde segunda-feira, de aviões de combate americanos no país, informou nesta terça-feira o governo americano.


"Gastamos até agora cerca de 75 milhões de dólares na operação", disse na manhã desta terça-sfeira o comandante da Aeronáutica, Michael Donley. "Nossa melhor estimativa é de cerca de quatro milhões de dólares por dia", precisou, em entrevista à imprensa.

Destacou que o custo "vai provavelmente ser ajustado com o fim da participação americana nas operações" na Líbia, sem, no entanto, precisar em que proporção os gastos seriam reduzidos.

O Pentágono anunciou na segunda-feira que o exército americano havia retirado aviões de combate enviados, como parte da campanha internacional na Líbia contra as forças do coronel Muamar Kadhafi.

A título de comparação, o custo para a retirada de cerca de 6.000 americanos em consequência do terremoto e do tsunami de 11 de março no Japão foi estimado em 40 milhões de dólares enquanto que a assistência humanitária ao arquipélago ficou entre 8 milhões e 9 milhões de dólares, informou Donley.

Cerca de 50 aviões de combate e 39 aparelhos "de apoio" (abastecimento, vigilância, entre outros) foram mobilizados pelos Estados Unidos durante os últimos dias como parte da operação lançada no dia 19 de março pela coalizão internacional na Líbia, afirmou Donley.

A intervenção militar no país acarreta um custo suplementar de 550 milhões de dólares para o Ministério americano da Defesa, havia informado o Pentágono no dia 29 de março.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,39
    5,761
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h55

    2,49
    96.294,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host