UOL Notícias Notícias
 

Crise no mundo árabe

Iniciadas em janeiro, manifestações se espalham em países da África e do Oriente Médio; os ditadores de Tunísia, Egito e Líbia já caíram

  • Imagem: Ahmad Al-Rubaye/ AFP
22/04/2011 - 21h08 / Atualizada 22/04/2011 - 23h10

Aviação da Otan ataca Líbia


Trípoli

Fortes explosões sacudiram Trípoli na noite desta sexta-feira, após a capital líbia ser sobrevoada por aviões da Otan, que também bombardearam o sudoeste da Líbia.

Ao menos três fortes explosões ocorreram por volta das 21h15 (15h15 Brasília) na zona oeste da capital, seguidas minutos depois por várias outras detonações, observou um jornalista da AFP.


Por volta das 01H15 local (20H15 Brasília), novas explosões sacudiram a capital, em meio aos disparos da defesa antiaérea e ao ruído das sirenes das ambulâncias.

Pouco depois, a TV líbia Allibya informou que Trípoli estava sob "incursões aéreas do agressor colonialista, cruzado e bárbaro".

A agência líbia Jana informou que aviões da Otan também atacaram a região de Zenten, 150 km a sudoeste da capital, onde as tropas de Gaddafi combatem rebeldes que controlam várias localidades.

"Instalações civis na região de Zenten foram alvo esta noite de ataques aéreos do agressor colonialista cruzado que mataram duas pessoas" e deixaram três feridos.

Os habitantes de Zenten relatam há dias um agravamento dos combates na região, onde as forças de Gaddafi, estacionadas no vale, tentam cortar o acesso a várias localidades desta zona montanhosa controlada pelos rebeldes.

O território em disputa se estende por mais de 150 km entre Yefren, a leste, e Nalut, a oeste, onde os rebeldes líbios tomaram na véspera um dos principais postos de fronteira entre a Líbia e a Tunísia.

Uma coalizão internacional cumpre na Líbia desde 19 de março passado um mandato da ONU para acabar com a sangrenta repressão à revolta contra o regime do coronel Muammar Gaddafi, no poder há 42 anos.

No dia 31 de março, a Otan assumiu o comando das operações.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,44
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    0,14
    76.390,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host