UOL Notícias Notícias
 
25/04/2011 - 12h01

Al Qaeda preparava atentado contra aeroporto de Londres, revela WikiLeaks


Em Berlim

A rede terrorista Al Qaeda chegou a iniciar os preparativos para cometer um atentado no aeroporto londrino de Heathrow, com a mesma estratégia do ataque de 11 de setembro, segundo documentos revelados pelo WikiLeaks e publicados nesta segunda-feira pelo site da revista alemã Der Spiegel.

O "cérebro" dos atentados de 2001 nos Estados Unidos e número três da Al Qaeda, Khalid Sheik Mohamed, formou em 2002 células para preparar este ataque, segundo relatórios secretos do Pentágono aos quais a revista teve acesso.

A ideia era desviar um avião pouco depois da decolagem e jogá-lo contra um dos próprios terminais de Heathrow, um dos principais aeroportos da Europa.

Com este objetivo, foi montada primeiro uma célula terrorista no Reino Unido para que acompanhasse no Quênia um curso de pilotos. Um segundo grupo tinha como missão recrutar "mártires" em potencial para participar do atentado.


Segundo o depoimento do paquistanês Khalid Sheik Mohamed, obtido pela CIA, a Al Qaeda abordou o plano no mais alto nível em várias ocasiões. Alguns membros da organização de Osama bin Laden chegaram a propor uma infiltração entre os funcionários do aeroporto.

Responsável operacional dos atentados de 11 de setembro de 2001, Khalid Sheik Mohamed deu a ordem no final de 2001 para que se atacassem "os edifícios mais altos da Califórnia" com aviões, segundo a mesma fonte.

Vários veículos da mídia tiveram acesso aos documentos judiciais americanos que descrevem a trajetória de 779 pessoas que passaram pela prisão militar de Guantánamo, em Cuba, desde 2002.

Khalid Sheik Mohamed foi detido no Paquistão em 2003, e permanece em Guantánamo.

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,44
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    0,14
    76.390,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host