UOL Notícias Notícias
 
11/05/2011 - 13h54

FAO pede fim do desperdício de alimentos

ROMA, Itália, 11 Mai 2011 (AFP) -Cerca de um terço dos alimentos produzidos todos os anos no mundo para consumo humano, aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas, são perdidos ou desperdiçados, denunciou nesta quarta-feira a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Segundo um estudo do Instituto Sueco de Alimentos e Biotecnologia (SIK) realizado para a FAO, tanto os países industrializados como os em desenvolvimento "dilapidam mais ou menos a mesma quantidade de alimentos: 670 e 630 milhões de toneladas respectivamente".

Os especialistas calculam que a quantidade de alimentos perdida ou desperdiçada todo ano equivale a "mais da metade da safra mundial de cereais (300 milhões de toneladas em 2009/2010)".

O relatório diferencia perdas de alimentos e desperdício, este último um fenômeno habitual nos países industrializados.

Os consumidores dos países ricos jogam na lixeira alimentos perfeitamente comestíveis: o desperdício per capita é de 95-115 kg anuais na Europa e na América do Norte, enquanto que na África Subsaariana, na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático são jogados somente entre 6-11 kg por pessoa.

Nos países em desenvolvimento 40% das perdas ocorrem nas fases posteriores à colheita e ao processamento, enquanto que nos países industrializados mais de 40% das perdas ocorrem nas vendas no varejo e com o próprio consumidor.

"Reduzir as perdas pode significar um impacto imediato e significativo nos meios de subsistência e na segurança alimentar", indica o informe.

Os especialistas oferecem diversas propostas para reduzir perdas e desperdício.

Segundo o estudo, são desperdiçadas grandes quantidades de alimentos devido às normas de qualidade que dão excessiva importância à aparência.

Também aconselha a educação nas escolas e apoia iniciativas políticas para mudar a atitude dos consumidores.

O relatório será apresentado no congresso internacional "Save Food" (Economize comida!) realizado em Düsseldorf (Alemanha) de 16 a 17 de maio como parte da feira comercial sobre a indústria internacional de embalagens Interpack2011.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,12
    3,169
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h20

    -0,90
    76.201,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host