UOL Notícias Notícias
 
11/05/2011 - 07h10

Israel revogou direito de residência de palestinos em sua própria terra

JERUSALÉM, 11 Mai 2011 (AFP) -Israel revogou o direito de residência em sua própria terra de 140.000 palestinos da Cisjordânia que permaneceram no exterior entre 1967 e 1994, utilizando um procedimento confidencial, informa o jornal Haaretz, que cita documentos liberados do ministério da Justiça.

Ao iniciar a ocupação da Cisjordânia depois da guerra de 1967 e até o início da aplicação dos acordos de autonomia palestina em 1994, os palestinos que desejavam viajar ao exterior pela Jordânia deviam entregar o documento de identidade no posto de fronteira da ponte Allenby.

Em troca, recebiam um documento que os autorizava a entrar na Jordânia. Mas a validade deste documento era limitada a três anos e só podia ser renovada três vezes.

Os habitantes que não retornavam à Cisjordânia nos prazos estabelecidos entravam na categoria "não são mais residentes", informa o jornal.

De acordo com o Haaretz, os documentos do ministério da Justiça não citam qualquer informação que teria sido repassada aos palestinos sobre o procedimento.

Os palestinos podiam retornar à Cisjordânia seis meses depois da data de expiração do documento, com uma apelação a uma comissão especial israelense.

Procurado pelo Haaretz, o general da reserva Danny Rotschild, ex-coordenador das atividades israelenses nos territórios palestinos de 1991 a 1995, afirmou não ter sido informado sobre o procedimento durante o exercício da função.

"Se não fui informado na época, é fácil imaginar que os habitantes dos territórios ocupados tampouco foram informados", afirmou.

Atualmente, um procedimento do mesmo tipo é aplicado para os residentes de Jerusalém Oriental anexado por Israel.

Os moradores palestinos, que têm documento de residente e documento de identidade israelense, ao contrário dos habitantes da Cisjordânia, perdem o direito de retorno caso permaneçam mais de sete anos no exterior.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host