UOL Notícias Notícias
 
17/05/2011 - 19h26

EUA: aumento da dívida pública é bloqueado em seu teto legal

WASHINGTON, 17 Mai 2011 (AFP) -O aumento da dívida pública americana, subordinada a um teto fixado pelo Congresso, foi bloqueado na segunda-feira exatamente abaixo desde limite, segundo dados publicados esta terça pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

No fechamento das contas do Estado federal americano, a dívida delimitada pelo Congresso chegou a 14,293975 trilhões de dólares, ou seja, 37 bilhões a mais do que na sexta-feira, quando o Congresso fixou este limite em 14,294 trilhões de dólares.

O Tesouro pede, desde janeiro, ao Congresso que eleve este teto para que o Estado continue funcionando normalmente.

Esta solicitação enfrenta a resistência dos republicanos, majoritários na Câmara de Representantes, que exigem como contrapartida uma redução considerável dos gastos públicos.

O Departamento do Tesouro anunciou na segunda-feira que deixaria de remeter temporariamente os aportes aos fundos de pensão dos funcionários.

Segundo cálculos do Departamento, se o teto não for elevado, o Estado não poderá funcionar a partir de 2 de agosto, data limite do calendário previsto para emitir títulos da dívida sem aumentar o endividamento líquido.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,18
    3,901
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    0,24
    86.610,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host