UOL Notícias Notícias
 
01/06/2011 - 17h54

Comissão Europeia suspende alerta sobre pepinos espanhóis

MADRID, Espanha, 1 Jun 2011 (AFP) -A Comissão Europeia suspendeu nesta quarta-feira o alerta sanitário dado contra os pepinos espanhóis após a denúncia errônea das autoridades alemãs sobre uma relação entre esses produtos e a mortal bactéria E.coli, disse o Ministério da Saúde espanhol.

A Comissão suspendeu o alerta dado contra os pepinos oriundos de Almería (sul da Espanha) que havia sido estabelecido na quinta-feira "após a denúncia errônea das autoridades alemãs, que apontaram haver uma relação entre vários carregamentos de pepinos espanhóis e o E.coli Enterohemorrágico (Ehec), registrado no norte da Alemanha", disse o Ministério espanhol em um comunicado. De Bruxelas, a Comissão Europeia confirmou a decisão.

O Ministério da Saúde da Espanha qualifica a decisão como "um passo muito importante para devolver o quanto antes a normalidade ao setor hortifrutigranjeiro do país", muito afetado pelos boatos em relação ao foco da epidemia que já matou 17 pessoas e deixou mais de mil internados.

A Comissão Europeia, através do Comissário de Saúde e Política de Consumidores, John Dalli, informou sua decisão por telefone à ministra espanhola da Saúde, Política Social e Igualdade, Leire Pajín, na tarde desta quarta-feira, disse um comunicado.

wdb/wm

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,08
    3,759
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h23

    -0,09
    96.009,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host