05/06/2011 - 14h03 Chile: nuvem de cinzas do vulcão Puyehue muda de direção
LAGO RANCO, Chile, 5 Jun 2011 (AFP) -A coluna de cinzas vindas do vulcão Puyehue, no sul do Chile, que alcançou 10 km de extensão e cinco de largura - e que chegou até a Argentina - mudou de direção neste domingo, passando a mover-se em direção ao nordeste do país, o que fez aumentar o nível de alerta na zona rural chilena da região.
"A situação é muito complicada. As condições climáticas mudaram e alteraram a direção da nuvem para o Lago Ranco", disse à AFP o prefeito da cidade, Santiago Rosas. Segundo ele, "a mudança prevê ainda uma chuva de cinzas, com possíveis danos para o povoado e para a agricultura", que é a base do sustento econômico desta localidade de quase 10.000 habitantes.
Por outro lado, a mudança de direção da nuvem e uma leve chuva aliviaram a situação na cidade de Bariloche, onde as cinzas já pararam de cair. O aeroporto da cidade, no entanto, continua fechado e o governo tem desaconselhado a circulação de carros, informaram autoridades regionais.
A erupção motivou a evacuação de 3.500 chilenos de 22 localidades rurais próximas ao vulcão, que havia entrado em erupção pela úlitma vez em 1960.
rto-pa/wm