UOL Notícias Notícias
 
19/06/2011 - 14h40

Os "indignados" tomam as ruas de Madri contra a crise e o desemprego

MADRID, Espanha, 19 Jun 2011 (AFP) -Dezenas de milhares de manifestantes foram, neste domingo, às ruas de Madri e de outras cidades espanholas para protestar contra o desemprego e as medidas de austeridade propostas pelo governo espanhol e o de outros países europeus.

As manifestações foram convocadas pelos mesmos "indignados", os jovens que acamparam durante três semanas no centro da capital espanhola, concentrando-se na Praça Netuno, no centro de Madri.

A praça, junto ao Congresso dos Deputados foi o ponto de concentração de seis passeatas que partiram de diferentes pontos da capital, numa mobilização realizada um mês depois do surgimento do Movimento 15-M que se propagou por todo o país.

Levando faixas com os dizeres "a Europa para seus cidadãos", os "indignados" criticam a proposta conhecida como Europacto, que pretende aumentar a competitividade entre os países da União Europeia (UE), vendo na iniciativa um sinal de cortes de gastos públicos ainda mais severos.

O desemprego entre a população jovem espanhola chega a 43%, afetando 21,29% da população economicamente ativa e mais de um milhão de famílias.

"Contra o desemprego, organize-se e lute. Caminhemos juntos contra o desemprego e o capital", lia-se na enorme faixa que marcava o início da denominada "coluna sudoeste", que saiu de Leganés, uma cidade dormitório a 15 km de Madri.

A dívida pública espanhola ultrapassou no primeiro trimestre o limite fixado pelo Pacto de Estabilidade da União Europeia (UE), ao atingir 63,6% do PIB, informou o Banco da Espanha na sexta-feira.

A dívida pública subiu oito pontos em relação ao mesmo período do ano passado (55%), e alcançou os 679,779 bilhões de euros.

O governo prevê para o final de 2011 uma dívida de 68,7% do PIB e assegura que ainda assim estará cerca de 20 pontos abaixo da média europeia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,16
    4,193
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h22

    0,47
    106.556,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host