Eleições presidenciais na França

Hollande se reunirá com Merkel logo depois de assumir em 15 de maio

Paris (França)

O presidente eleito da França, François Hollande, se reunirá em Berlim com a chanceler alemã Angela Merkel "logo depois do dia 15 de maio", quando assumirá seu cargo, indicou nesta segunda-feira Pierre Moscovici, que dirigiu a campanha da Hollande.

"Haverá uma visita a Berlim muito rapidamente depois da instalação do novo presidente, ou seja logo depois do dia 15 de maio", indicou Moscovici em uma entrevista coletiva à imprensa em Paris.


Moscovici destacou que Merkel, que durante a campanha se negou a receber Hollande e manifestou seu apoio ao atual presidente Nicolas Sarkozy, foi a primeira a ligar para o novo mandatário socialista na noite de domingo para felicitá-lo e convidá-lo para um encontro.

O novo presidente francês reiterou logo depois de sua eleição que promoverá a inclusão de medidas em favor do crescimento econômico no pacto de rigor fiscal estabelecido por 25 dos 27 países da União Europeia.

Sua iniciativa é alvo de debate com Berlim, maior defensor da austeridade orçamentária na Eurozona.

Na coletiva de imprensa, Moscovici acrescentou que houve "uma longa lista de contatos" de líderes estrangeiros com Hollande, "já que há uma forte vontade de falar com o novo presidente".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos