Barco militar dos EUA dispara em embarcação no Golfo Pérsico; 4 pescadores são atingidos
Um barco americano abriu fogo nesta segunda-feira (16) contra uma pequena embarcação a motor que foi considerada uma ameaça perto do litoral dos Emirados Árabes no Golfo Pérsico, informou o Pentágono.
Uma fonte da chancelaria dos Emirados Árabes Unidos, por sua vez, indicou que no ataque quatro pescadores indianos foram atingidos - um deles morreu - depois de serem alcançados pelos disparos.
"Os serviços correspondentes estão investigando o ocorrido", afirmou a fonte da chancelaria, Tarek Ahmed al Hidan, à agência oficial WAM.
O petroleiro "USNS Rappahannock" abriu fogo com metralhadoras pesadas contra a embarcação civil depois que esta não respondeu às advertências e quando se aproximou rapidamente do navio americano, informou a V Frota dos Estados Unidos em um comunicado.
"A tripulação americana tentou em reiteradas oportunidades avisar a quem conduzia o barco que se afastasse", afirma o comunicado.
"Ao fracassar os esforços para impedir que o barco continuasse se afastando, a equipe de segurança do Rappahannock disparou projéteis de 50 milímetros com uma metralhadora pesada", acrescentou.
A V Frota, cuja base fica no Bahrein, não indicou se houve vítimas, mas, segundo a imprensa americana, uma pessoa teria morrido e três teriam ficado feridas.
O incidente aconteceu perto de Jebel Ali, uma cidade dos Emirados Árabes Unidos situada entre Abu Dabi e Dubai.
A marinha americana reforçou sua presença nos últimos meses no Golfo, ao qual tem acesso pelo estratégico Estreito de Ormuz, para enfrentar uma eventual crise com o Irã, que dispõe de inúmeras pequenas embarcações rápidas dotadas de lança-mísseis.
Foi aberta uma investigação sobre o incidente, afirmou o Pentágono.