Topo

Incêndio no nordeste da Espanha está em fase de controle

24/07/2012 18h19

FIGUERES, Espanha, 24 Jul 2012 (AFP) -O grande incêndio florestal que desde domingo arrasou cerca de 14.000 hectares no nordeste da Espanha, próximo à fronteira com a França e causou quatro mortes, está sendo controlado, anunciou nesta terça-feira à noite o conselheiro catalão de Interior, Felip Puig.

"A boa notícia é que o incêndio de La Jonquera já está em fase de controle", declarou o responsável de Interior do governo autônomo catalão. "Ou seja, começamos o processo de extinção", afirmou.

"Ainda vamos trabalhar dois ou três dias, mas neste momento o perímetro está estabilizado", acrescentou, esperando que o fogo esteja controlado no final da quarta-feira e extinto antes do fim de semana.

A luta contra as chamas foi beneficiada nesta terça-feira pelas condições meteorológicas mais favoráveis, um ar mais úmido e menos vento. Durante o dia, as chamas de vários metros dos últimos dias já tinham desaparecido e só se via a fumaça no céu da região.

A paisagem ao redor da estrada que leva a Figueres, principal cidade da região agora está coberta de cinzas e nas colinas, podem ser vistos restos de árvores queimadas e nenhum indício de vida.

Em Capmany, a cerca de 15 km ao sul da fronteira, um camping, "Les Pedres", foi totalmente destruído pelas chamas que surpreenderam seus ocupantes poucas horas depois do começo do fogo, tempo suficiente apenas para deixar o local.

"Este era meu negócio. Perdemos tudo, toda nossa vida está aqui", contou Mercedes González, a proprietária do camping, enquanto observava a massa disforme em que se transformaram seus 70 bangalôs.

Em meio a um forte cheiro de queimado, algumas das pequenas estradas sinuosas da região permaneciam interditadas com barreiras policiais em alguns pontos e a presença de caminhões de bombeiros.

Cerca de 1.300 pessoas - entre bombeiros, militares e voluntários- lutavam contra o fogo desde domingo, apoiados por 30 aviões e helicópteros espanhóis e franceses.

Alguns quilômetros ao norte de Figueres, os hidroaviões Canadair sobrevoavam uma montanha fumegante, próximo à aldeia de Biure.

O fogo começou no domingo, próximo à fronteira franco-espanhola, antes de se propagar para o sul, para a cidade de La Jonquera e 17 municípios da comarca catalã de Alt Empordà, que se transformou em um gigante fogareiro.

Alimentado por um vento noroeste muito forte, as chamas ganharam força rapidamente rumo ao sul, até que na segunda-feira ficou mais brando e reduziu seu avanço destruidor.

Três pessoas morreram domingo: um espanhol de 75 anos que sofreu uma parada cardíaca ao ver que o fogo cercava sua casa e dois franceses, um homem e sua filha de 15 anos, que se atiraram no Mediterrâneo de um penhasco, aterrorizados pelas chamas, na localidade costeira de Port Bou.

Seis feridos continuam hospitalizados nesta terça-feira e centenas de pessoas tinham sido evacuadas.

Os incêndios florestais foram especialmente numerosos este ano na Espanha, que teve seu inverno mais seco em sete décadas. O mais devastador até agora destruiu, no começo de julho, cerca de 50.000 hectares de vegetação na região de Valência (leste).