Topo

Argentina envia pele e outros tecidos para queimados em incêndio no Brasil

De Buenos Aires

28/01/2013 15h24

A Argentina enviou ao Brasil esta segunda-feira um carregamento de 10.000 cm2 de pele e 20.000 cm2 de membrana amniótica para assistir os feridos com queimaduras graves provocadas pelo incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria (sul), que deixou 231 mortos.

O avião transportando a carga partiu depois do meio-dia rumo a Porto Alegre, informou a agência estatal argentina Télam.

"Tecidos como a pele e a membrana amniótica são usados como apósitos biológicos que ajudam a melhorar o processo natural de recuperação da pele e protegem o paciente de possíveis infecções, a principal causa de complicações em pessoas com grandes queimaduras", explicou aos jornalistas o ministro argentino da Saúde, Juan Manzur.

Manzur lembrou que a Argentina enviou pele e outros insumos nas catástrofes ocorridas em 2004, em um supermercado de Assunção, Paraguai, que deixou 400 mortos, e em 2012 em uma refinaria venezuelana no estado de Carabobo, que deixou 42 mortos e uma centena de feridos.

Aparentemente causado por um show pirotécnico, o incêndio de domingo na discoteca Kiss deixou 231 mortos, a maioria jovens universitários, enquanto ao menos uma centena de pessoas continuava hospitalizada, 80 em estado grave.

Um incêndio similar na discoteca República de Cromañón, em Buenos Aires, deixou 194 mortos em Buenos Aires.