Topo

Japonês de 80 anos inicia escalada do Everest

O aventureiro japonês Yuichiro Miura (dir.), 80, acompanhado de seu filho, Gota, deixa o acampamento base para iniciar a escalada do monte Everest - Miura Dolphins/AFP
O aventureiro japonês Yuichiro Miura (dir.), 80, acompanhado de seu filho, Gota, deixa o acampamento base para iniciar a escalada do monte Everest Imagem: Miura Dolphins/AFP

De Tóquio

16/05/2013 23h25

O montanhista japonês Yuichiro Miura, de 80 anos, iniciou sua escalada ao Monte Everest, informou o próprio em sua página na Internet, na tentativa de se tornar mais uma vez o homem mais velho a alcançar o topo do mundo.

Em uma mensagem de voz disponível on-line, Miura explicou que a escalada deve levar uma semana. "Planejamos estar lá em cima em 24 de maio. Tudo está caminhando bem, e estamos em posição para atacar a montanha", completou.

Miura espera recuperar o recorde conquistado no Guinness em 2003, quando se tornou o homem de idade mais avançada a chegar ao cume do Everest, aos 70 anos. O recorde foi quebrado em 2007, porém, quando outro japonês registrou a mesma façanha, aos 71 anos.

Hoje, o título pertence ao nepalês Min Bahadur Sherchan, que chegou ao topo do Everest (8.848 metros) em maio de 2008, aos 76.