Topo

"Por que está escuro?", perguntou o menino que teve os olhos arrancados

Um menino de seis foi internado em um hospital após ter seus globos oculares arrancados - AFP
Um menino de seis foi internado em um hospital após ter seus globos oculares arrancados Imagem: AFP

Em Pequeim

28/08/2013 10h37

O menino chinês de 6 anos vítima de uma extirpação dos globos oculares perguntou aos pais por que o dia não amanheceu, informou a imprensa local.

O menino foi drogado e teve os globos oculares retirados para um suposto tráfico de órgãos, um crime que provocou uma onda de indignação no país.

"Ele perguntou por que estava escuro e por que ainda não havia amanhecido", contou um tio do menino, citado pelo Diário Pequinês da Juventude, acrescentando que o menor ainda não compreendeu que está cego.

O crime ilustra mais uma vez o problema da carência de órgãos na China, situação que alimenta o tráfico.

A polícia ofereceu uma recompensa de 100 mil yuanes (R$ 39 mil) a quem ajudar a encontrar uma mulher não identificada que seria a principal suspeita.

O menino, filho de uma família pobre e rural, tem o lábio leporino, uma má-formação congênita que poderia explicar a escolha dos traficantes.

A maioria das cirurgias de transplantes na China acontece com órgãos extirpados de condenados a morte ou de prisioneiros após a morte, geralmente sem autorização das famílias, segundo organizações de defesa dos direitos humanos, o que é negado pelas autoridades chinesas.

Quase 300 mil pacientes precisam de transplante na China todos os anos, mas apenas 10 mil conseguem ante a falta de doadores, segundo a imprensa estatal.

A tradição chinesa estipula que um morto deve ser enterrado sem ter o corpo mutilado e poucos chineses aceitam a retirada dos órgãos de um parente.