PUBLICIDADE
Topo

'Selfie' de Obama, Cameron e primeira-ministra dinamarquesa dá o que falar

Presidente dos EUA, Barack Obama, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, fazem autorretrato com celular, durante as homenagens do funeral do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela - Roberto Schmidt/AFP
Presidente dos EUA, Barack Obama, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, fazem autorretrato com celular, durante as homenagens do funeral do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela Imagem: Roberto Schmidt/AFP

De Paris

10/12/2013 16h32

O discurso de Barack Obama deu o tom da homenagem feita a Nelson Mandela nesta terça-feira (10), mas nas arquibancadas do estádio Soccer City, em Soweto, o que realmente agitou as redes sociais foi a foto 'selfie' do presidente americano ao lado dos primeiros-ministros de Dinamarca e Reino Unido.

O fotógrafo da AFP Roberto Schmidt capturou o instante em que, na arquibancada do estádio, a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning Schmidt, em companhia de David Cameron e Barack Obama, segura o smartphone e tira, ela mesma, uma foto com os dois colegas - todos muito sorridentes.

Todos os dias, milhões de 'selfies' - do inglês "selfportrait", autorretrato - aparecem em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, postadas tanto por anônimos quanto por famosos. Esse fenômeno ganhou tanta amplitude que o prestigioso dicionário britânico Oxford escolheu a palavra 'selfie' como verbete do ano em 2013.

Uma vez divulgada pela AFP, a inusitada foto - tirada durante um momento tão solene - foi imediatamente divulgada por todos os grandes meios de comunicação (BBC News, NBC News, USA Today, Huffington Post, Daily Mail, Buzz Feed, Le Monde, etc.), compartilhada e comentada em todas as redes sociais, especialmente no Twitter.

As inúmeras reações foram da crítica à consternação - "como líderes mundiais podem se comportar como adolescentes num momento como este?", se perguntavam alguns - passando pela diversão e ironia.

"Deveria haver uma proibição de 'selfies' durante cerimônias de homenagem e funerais, não?", perguntou o internauta @JeffryHalverson, em sua conta no Twitter.

"Esta é a 'selfie' mais importante de 2013?", perguntou o site BuzzFeed.

Inúmeras pessoas notaram que, na mesma foto, Michelle Obama pode ser vista à esquerda de seu marido, um pouco de lado, mantendo o ar sério e respeitoso - postura esperada num dia de homenagens fúnebres a um dos maiores homens do século XX.

Quanto à 'selfie', até esta tarde ninguém sabia se a primeira-ministra dinamarquesa iria postá-la em sua página no Facebook, onde ela sempre exibe fotos, ou se esta iria deixá-la em seu álbum particular.

A foto de Roberto Schmidt pode ser vista no Tumblr da AFP: http://u.afp.com/Sdm.