PUBLICIDADE
Topo

Corpo de Mandela chega ao vilarejo de Qunu

14/12/2013 12h40

O caixão com o corpo do líder sul-africano Nelson Mandela chegou neste sábado à tarde a Qunu, o vilarejo onde passou a infância e onde será enterrado no domingo.

O herói africano

  • Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.

    Clique na imagem para saber mais

O carro que transportava o caixão chegou às 16h00 (12h00 de Brasília) em Qunu, onde 300 pessoas esperavam nos dois lados da estrada para prestar o último tributo a Mandela, que faleceu em 5 de dezembro aos 95 anos.

"É triste, é real, acabou, isto é tudo", disse à AFP Koleka Mkukwana, uma jovem que esperou a passagem do cortejo enrolada na bandeira sul-africana.

"Vai descansar em paz. Agora nós temos que nos unir", disse Phatwe Maxsiswa, de 32 anos.

A viagem a Qunu a partir de Pretória, onde 100.000 pessoas passaram em três dias pela capela ardente, era a última oportunidade dos cidadãos de estar perto de Mandela antes do enterro.

O funeral começará às 8H00 (4H00 de Brasília) com uma cerimônia de duas horas, com a presença de quase 50.000 pessoas, mas o enterro, na propriedade da família em Qunu, será estritamente privada, fechada à imprensa e à população.