Israel ataca posições do Hamas em Gaza após lançamento de foguetes

Jerusalém, 2 Jan 2016 (AFP) - A aviação israelense bombardeou na madrugada deste sábado posições do movimento islâmico palestino Hamas na Faixa de Gaza, segundo fontes da segurança palestina, horas depois do disparo de dois foguetes a partir deste território contra o sul de Israel.

Segundo as fontes, os ataques israelenses atingiram quatro enclaves de Beit Hanun, no norte, ao sul da cidade de Rafah, causando danos, mas sem fazer vítimas.

O Exército israelense indicou em um comunicado que sua "aviação atacou dois locais de treinamento militar do Hamas e dois enclaves militares na Faixa de Gaza", enquanto culpou o Hamas por "todos os ataques" lançados a partir de Gaza.

Dois foguetes disparados por palestinos da Faixa de Gaza atingiram na sexta à noite o sul de Israel, sem causar vítimas ou danos, segundo fontes militares.

Desde o fim da guerra em Gaza em 2014, cerca de trinta mísseis lançados a partir do enclave palestino controlado pelo Hamas atingiram o território israelense, de acordo com números do exército.

Militantes sunitas que afirmaram ter vínculos com o grupo Estado Islâmico (EI) reivindicaram vários desses ataques, mas para Israel é o Hamas quem está por trás deles.

jjm/jm/meb-tjc/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos