Consulado da Índia em cidade afegã é alvo de disparos e explosões

Mazar-e Sharif, Afeganistão, 3 Jan 2016 (AFP) - Explosões e disparos com armas de fogo foram ouvidos neste domingo perto do consulado da Índia em Mazar-i-Sharif, uma grande cidade do norte do Afeganistão.

Segundo um diplomata, homens armados tentavam tomar o prédio de assalto.

"Estão nos atacando. Os tiroteios continuam", declarou a fonte indiana por telefone à AFP, falando do interior da sede diplomática.

Um correspondente da AFP em Mazar-i-Sharif ouviu duas explosões às 21h (14h30, horário de Brasília) e, depois, disparos de armas de fogo.

"É um ataque contra o consulado da Índia. Ignoramos se os insurgentes conseguiram invadir", declarou Munir Farhad, porta-voz do governador da província de Balj, que engloba Mazar-i-Sharif, a pouco mais de 300 km de Cabul.

O porta-voz do Ministério indiano das Relações Exteriores Vikas Swarup disse à AFP que ainda não há informações de vítimas indianas.

Mazar-i-Sharif é, em geral, relativamente estável e quase não foi afetada pela disseminação dos talibãs no território nos últimos meses.

Esse ataque acontece dez dias depois da visita ao Afeganistão do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. A Índia tenta se posicionar como aliado regional do Afeganistão em detrimento de seu oponente paquistanês, acusado por Cabul de apoiar a rebelião dos talibãs.

Modi também estendeu a mão ao Paquistão, com uma visita surpresa ao Lahore para se reunir com seu colega paquistanês, Nawaz Sharif, no Natal. Esta foi a primeira visita de um chefe de governo indiano ao Paquistão em mais de dez anos.

O Paquistão acolheu em seu território as primeiras conversas diretas entre Cabul e os talibãs no verão (boreal) passado. Uma segunda rodada foi adiada por tempo indeterminado, após o anúncio da morte do mulá Omar, fundador do movimento talibã.

bur-gde/ger/ra/meb/cn/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos