EUA acionam VW por pelo menos US$ 20 bi por adulterar motores

Nova York, 4 Jan 2016 (AFP) - Os Estados Unidos acionaram a Volkswagen (VW) nesta segunda-feira por instalar um sistema que permitiu que cerca de 600.000 veículos a diesel fraudasse deliberadamente os limites de emissões poluentes.

Os processos civis apresentados pelo Departamento de Justiça americano poderão superar amplamente os 20 bilhões de dólares, segundo o processo judicial.

A ação alega que a fabricante alemã de veículos instalou, intencionalmente, "dispositivos enganosos" em seus motores a diesel da VW, da Audi e da Porsche. Esses dispositivos permitiam que os testes dos carros tivessem resultados não poluentes, mas, na verdade, emitiam uma quantidade de gases 40 vezes maior do que a permitida.

O Departamento de Justiça, que acionou a VW em nome da Agência Federal de Proteção Ambiental (EPA), não especificou o valor da indenização.

O órgão afirma, porém, que as multas são de 37.500 dólares e de até 2.750 dólares por cada dispositivo fraudulento, o que pode custar à VW mais de 20 bilhões de dólares, além dos gastos do processo.

"Os fabricantes de automóveis que não certificaram adequadamente seus carros e burlaram o controle de emissões, atentaram contra a confiança do público, puseram em risco a saúde pública e deixaram seus competidores em desvantagem", disse o vice-procurador-geral americano, John Cruden.

"Os Estados Unidos buscarão aplicar contra a VW todas as medidas que permitam reparar as violações às leis de ar limpo atribuídas na ação", afirmou.

Cynthia Giles, funcionária de alto escalão da EPA, afirmou que a ação pretende responsabilizar a VW e definir o caminho para uma resolução.

"Até agora, o pedido de negociação com a companhia não resultou em um avanço aceitável", disse Giles.

"Essas discussões continuarão paralelamente à tramitação do processo no foro federal", explicou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos