Senador americano quer mais sanções contra Venezuela

Washington, 4 Jan 2016 (AFP) - O influente senador americano Bob Menéndez pediu nesta segunda-feira ao presidente Barack Obama que aplique mais sanções a funcionários da Venezuela e que eles sejam, inclusive, excluídos de fóruns internacionais.

Em uma carta aberta, o aliado de Obama lamentou que o governo não tenha usado "plenamente" uma lei específica aprovada pelo Congresso em 2014, a qual autoriza o Poder Executivo a aplicar sanções econômicas a funcionários do governo de Nicolás Maduro.

Nesse sentido, Menéndez pediu a Obama que "convoque os líderes no continente e em todo o mundo" a "se unir a sanções progressivamente mais fortes", "exclua o regime do senhor Maduro dos fóruns internacionais e adote outras penalidades internacionais".

Além disso, o senador pediu a Obama que sua diplomacia pressione a Organização dos Estados Americanos (OEA) a invocar a Carta Democrática dessa entidade continental no caso venezuelano, considerando que isso seria "um passo significativo".

Estados Unidos e Venezuela não têm representação diplomática com status de embaixadores desde 2010, e as relações bilaterais se tensionaram sensivelmente no início de 2014 depois de Washington ter aprovado sanções contra sete funcionários venezuelanos de alto escalão.

Além das sanções em si, a decisão da Casa Branca de classificar a Venezuela como uma "ameaça extraordinária" à segurança americana provocou uma onda de indignação em nível regional.

O Departamento de Estado enviou várias vezes o diplomata Thomas Shannon a Caracas, na tentativa de manter aberto um canal direto de comunicação e, desde então, Washington adotou um perfil claramente mais moderado em suas declarações públicas sobre a Venezuela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos