Termina cerco próximo ao consulado indiano no Afeganistão

Cabul, 4 Jan 2016 (AFP) - As forças de segurança afegãs conseguiram acabar, na noite desta segunda-feira, com o cerco de homens armados a um edifício próximo ao consulado indiano em Mazar-i-Sharif (norte), iniciado 25 horas antes, informaram autoridades locais.

"A operação terminou e todos os terroristas foram mortos", disse Sayed Kamal Sadat, o chefe de polícia da província de Balkh, da qual Mazar-i-Sharif é a capital.

"A operação de busca continua dentro do edifício", disse, acrescentando que o confronto provocou a morte de um policial e 11 feridos.

Até agora, nenhum grupo reivindicou o atentado no norte do Afeganistão, o mais recente de uma série de investidas contra instalações indianas no país.

No final de semana, outra investida havia sido executada no país, contra uma base da força aérea no estado de Punjab.

Sete soldados foram mortos no atentado contra a base Pathankot, que desencadeou um confronto armado de 14 horas no sábado e novos disparos no domingo.

Os atentados mortais em instalações indianas ameaçam desorientar a aproximação diplomática entre o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e seu arquirrival Paquistão após sua primeira visita oficial ao Afeganistão no mês passado.

mam-us-ac/fa/mp/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos