Virgínia quer ser 1º exportador agrícola dos EUA para Cuba

Havana, 6 Jan 2016 (AFP) - O governador da Virgínia, o democrata Terence R. McAuliffe, um crítico ardoroso do embargo dos Estados Unidos contra Cuba, disse nesta terça-feira que seu "objetivo" é transformar esse estado no primeiro fornecedor americano de alimentos da Ilha.

"A Virgínia não quer ser apenas o terceiro estado com mais relações com Cuba, mas o primeiro estado", declarou McAuliffe à imprensa, ao concluir, hoje, uma visita ao megaporto cubano de Mariel, após passar dois dias na Ilha.

Quarto governador americano a visitar Cuba desde que ambos os países retomaram sua histórico aproximação em 2014, McAuliffe destacou que, em 15 anos, a Virgínia "exportou quase 400.000 toneladas de produtos agrícolas para Cuba".

Hoje, é o terceiro estado dos EUA que mais exportou alimentos para a ilha caribenha, atrás apenas de Louisiana e Geórgia.

"Mas é meu objetivo como governador chegar a ser o primeiro exportador de produtos para Cuba", insistiu.

O governador chegou a Havana na segunda-feira, com uma delegação de cerca de 20 empresários.

Esses três estados vendem alimentos e remédios para Cuba desde 2000 amparados em uma medida excepcional aprovada pelo Congresso americano. Essa medida lhes permite comercializar com a Ilha sob várias condições, entre elas, a de pagamento antecipado.

McAuliffe também se reuniu com o vice-ministro cubano, Ricardo Cabrisas, e com o ministro de Comércio Exterior em Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca. Além disso, presidiu um fórum de negócios entre empresários da Virgínia e cubanos.

Ele também condenou o embargo, em vigor desde 1962 e considerado por Havana como um dos principais obstáculos ao processo de "normalização" bilateral.

"Por muito tempo defendi a eliminação do embargo, pois foi uma política ineficiente", disse McAuliffe, destacando que, de volta a Washington, continuará trabalhando por sua "eliminação" para que Cuba e Estados Unidos possam ter "relações comerciais de maneira bem-sucedida".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos