Abbas nega rumores sobre queda da Autoridade Palestina

Belém, Territórios palestinos, 6 Jan 2016 (AFP) - O presidente palestino, Mahmud Abbas, descartou, nesta quarta-feira, a possibilidade de uma derrubada da Autoridade Palestina, que enfrenta várias dificuldades.

Abbas, de 80 anos, falava em público em Belém, na Cisjordânia ocupada, pela primeira vez, desde que correram rumores sobre a deterioração de sua saúde.

A Autoridade Palestina desmentiu esses rumores, e o presidente não mencionou o assunto. Abbas parecia bem fisicamente.

Segundo a imprensa israelense, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu preparou um plano de emergência para enfrentar o eventual fim da Autoridade Palestina.

"Ouvi muitas coisas sobre a Autoridade Palestina nos últimos dias, a destruição da Autoridade, a queda da Autoridade (...) a Autoridade constitui uma das nossas maiores conquistas, à qual nunca renunciaremos", lançou Abbas.

"Não sonhem com sua queda, não ousem sonhar isso", acrescentou, em entrevista coletiva por ocasião de um encontro de Natal dos cristãos ortodoxos, na quinta-feira.

Estabelecida como consequência dos acordos alcançados em Oslo com Israel em 1993, a Autoridade Palestina era considerada um organismo de caráter provisório até a criação de um Estado palestino de pleno direito.

sy-jod/jlr/vl/age/jz/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos